Menu

Brasil Redes

Olhar Renovado em Santidade

Vivendo o Manifesto de Santidade


Como líderes devem avançar na vivência da santidade em seus ministérios, o que vem a seguir representa os temas que deverão ser considerados com cuidado nos próximos anos. Nós oferecemos isso como um convite ao engajamento em torno da mensagem transformadora confiada aos nossos cuidados. 

1. Dimensões da Santidade

Santidade tem várias dimensões. Dentro de cada dimensão existem realidades contrastantes. É importante abraçar os dois elementos de cada lado, a fim de experimentar e praticar a santidade na sua plenitude. 

  • Individual e corporativa: Nós somos chamados a ser pessoas santas individualmente e a ser um povo santo corporativamente. O aspecto social da santidade, que é proeminente nas Escrituras, precisa ser novamente  enfatizado nesta época e cultura.
  • Centrada em Cristo e centrada no Espírito Santo: o trabalho do Espírito Santo em nós leva a conformidade com a pessoa de Jesus Cristo. Um não deve ser expresso sem o outro.
  • Desenvolvimento e Fim: Deus tem um propósito final para cada pessoa, que é ser como Jesus Cristo. O ensino sobre o desenvolvimento da vida cristã deve ter como propósito final levar o cristão a ser semelhante a Cristo.
  • Crise e Processo: Uma obra definitiva da graça de Deus em nossos corações e nossa constante cooperação com sua graça, devem ser igualmente enfatizados.
  • Bênçãos e Sofrimentos: A plena união com Jesus Cristo traz muitas bênçãos, mas também nos torna participantes de seus sofrimentos.
  • Separação e Encarnação: Os santos de Deus estão, mas não são do mundo. Santidade requer tanto  separação e redenção, reconciliação e engajamento restaurador.
  • Forma e Essência: Santidade sempre se expressa em formas específicas, que são as maneiras pelas quais ela é traduzida em vida e ação. Mas as formas não devem ser confundidas com a essência da própria santidade.

Como você consegue conciliar estas realidades contrastantes em sua vida pessoal e ministério? Onde você vê a necessidade de maior equilíbrio?

2. Essência da Santidade

A essência da santidade é que Deus é santo e nos chama a ser um povo santo. O desafio é refletir a Jesus Cristo de uma forma relevante e contextual que transcenda as barreiras sociais e as diversidades culturais. Habitado e fortalecido pelo Espírito Santo, o povo santo deve viver e amar como Jesus Cristo. Andando intimamente com ele, transbordamos em compaixão e abraçamos a causa daqueles a quem Deus ama. 

Como você pode efetivamente encarnar a santidade no contexto onde você vive atualmente, quer no nível pessoal como também no social, através da sua ação missionária? 

3. Santidade e Unidade

Embora as diferenças nos tenha levado a nos fragmentarmos em igrejas, a santidade nos convida à unidade. Deus quer nos curar, restaurar o que foi quebrado, promovendo unidade e integração do indivíduo, da família, da igreja e de toda a sociedade.  O impacto da santidade ultrapassa as fronteiras da tradição, da teologia, do gênero, das etnias e do tempo, afetando positivamente as pessoas e as estruturas institucionais. A cura resultante une todos os cristãos plenamente, que podem testemunhar assim de seu crescimento na semelhança de Cristo. A mensagem de santidade envolve conversação e envolvimento com os outros. 

Quais não devem ser nossos discursos e ações em favor da plena restauração das pessoas, das igrejas e da sociedade?

4. Santidade e Cultura

O Povo Santo, enquanto ele mesmo é influenciado pela cultura, deve transmitir a mensagem de santidade dentro das diversas culturas existentes. Cultura afeta a mensagem de santidade e as igrejas porque, como seres humanos, somos seres sociais. A cultura nos desafia a articular a santidade de modo relevante e transformador sem perder a integridade da mensagem. 

Como fazer exegese da cultura e subcultura a fim de produzir transformação? Como você poderia encarnar a mensagem de santidade no seu contexto pastoral? 

5. Santidade e Comunidade

Santidade individual e social exige que as comunidades de fé possuam estruturas organizacionais, processos e conteúdos que promovem a obediência radical a Jesus Cristo. Santidade não se desenvolve isoladamente e as comunidades de fé oferecem apoio espiritual e prestação de contas. 

Que estruturas organizacionais, processos e conteúdos ajudariam melhor a promover a obediência radical a Jesus Cristo, pessoalmente e no ministério? 

6. Santidade e preocupação social

Compromisso social é uma expressão essencial da encarnação da santidade pessoal e social. Inclui ministério entre os pobres, oprimidos e marginalizados. Santidade requer uma resposta às necessidades mais profundas e severas do mundo. Engajamento social é a continuidade do trabalho de Jesus Cristo, através da Igreja, pelo Espírito Santo e para o mundo. 

Sendo a proclamação do evangelho de Jesus Cristo para os pobres algo tão essencial, como você tem se engajado em dar sequência a obra de Cristo em socorro aos desfavorecidos e marginalizados?

7. Comunicar Santidade

Cristãos vivem em ambientes de mudança contínua de linguagem. Eles devem comunicar a mensagem de santidade, de maneira clara, relevante e cativante. A mensagem de santidade, muitas vezes, é comunicada com os termos e paradigmas que não são compreendidos hoje em dia. 

Que termos e paradigmas você poderia usar para comunicar a mensagem de santidade de forma mais convincente? 

Projeto Wesleyano de Estudo de Santidade
28 de março de 2007


November 9
Manchester, UK
Pastors' and Leaders' Day
 
Complete Events Calendar

 

 

 

Logo_e_Tema_Coracao_Aquecido

encontro_do_Rio

frater

DSC00218_Large

Primeiro Encontro em São Paulo

fraternidade_wesleyana_de_santificacao_2_de_set

brasilia_fraternidade

Go to top